25 setembro, 2008

Respondam para mim

O que é o silêncio? Essa palavra que diz sobre o inicio. Ela é o começo do existir ou fim da ausência? Ou é a ausência nela mesma e mais nada?

Silêncio.

Se algo começa precisava antes ser nulo ou nada? A música se faz através da anulação do silêncio ou o silêncio tá embrenhado na música?

Respondam o que acham. Me ajudem a entender o silêncio. Ou melhor, a pensá-lo.

A gente nunca entende nada nessa vida. A vida não é para entender. É para divagar sobre. 

Digam me sobre o seu silêncio.

Para mim só de começo...deve ser o dia em que fui em sonho ao fundo do mar e abri os olhos com medo.

16 comentários:

Anônimo disse...

O silêncio é a imobilidade do som.

Um silêncio identifica o outro silêncio.

Quem o faz pode fazer com poesia,
trazer o constrangimento.
Quem sabe do silêncio se encontra com as almas que também sabem sobre o slêncio.
flávia brettas

Anônimo disse...

Dependendo da situação ele pode ser um momento de plenitude ,paz interior,um momento em que não pensamos em nada,nos sentimos vazios e livres.Mas já tive momentos de silencio total em que vivi o mêdo real,estando boiando encima de ondas enormes ,esse silencio jamais esqueci.
beijinhos ,
mm bebel.

Flávia Tavares disse...

O silêncio...
pode ser ouvir um passarinho cantar.

Anônimo disse...

O silêncio é uma pausa... hora pra reflexão, hora pra aguçar sentidos, hora para não se precipitar em palavras. Quando estamos em silêncio podemos ouvir a nossa voz interior, muitas vezes ela quer nos guiar mas não sabemos ouvi-la, ou não queremos ouvi-la.
o silêncio é uma pausa.... onde tudo em volta se movimenta.

Marcelo Veronez disse...

Silêncio pra mim é escrever carta. Mas escrever carta à mão, dessas que não se escreve mais, com data, local e gentileza no início ao chamar o outro. Acho bem que é isso. Assim como gentileza e carta, o silêncio não existe mais. Talvez lá longe, bem longe mesmo ele ainda exista, esse ser que é o silêncio.

Marcelo Veronez.

Marcelo Veronez disse...

Silêncio é tempo.

Jr. e Fernanda disse...

Silêncio é tomar banho ensaboar a cabeça encher os ouvidos de espuma sentir os batimentos de seu coração. Você chega a um estado de quietude tão grande que é possível "ouvir" os seus pensamentos e sentimentos.

Carvalho Voador y las Ovejas Negras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carvalho Voador y las Ovejas Negras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela".
Albert Einstein

Sou conhecida por ser falastrona...tô sempre falando...e muito!!!
Mas o que as pessoas não sabem sobre mim é que eu amo o silêncio! E preciso dele...e permaneço nele, pelo tempo que preciso..
E como disse Eistein, pra mim o silêncio é o caminho que as respostas às nossas perguntas precisam percorrer.

amanda disse...

Quando fico em silêncio,talvez por conta da minha personalidade, é sinal que estou extremamente cansada para continuar tentando me fazer entender por pessoas que não sabem o que estão falando. Portanto, meu silêncio, em muitas ocasiões, é um sinal de protesto.

Hoje eu sinto o silêncio quando minha filha dorme e eu fico morta de saudade da bagunça que ela faz.

Juliana disse...

Ju, nosso silêncio pode ser interno ou externo, penso eu, de um modo em que o silêncio externo é quando o mundo se cala pra nós, como se assim quisesse nos mostrar o quão alto grita nossa alma. E o interno é quando nós nos calamos para o mundo, como se assim quiséssemos mostrar o quanto pesa nossa ausência de barulho interior.

Não sei se soube ao certo colocar em palavras o que eu acho. Espero que tenha entendido o que eu quero dizer, me dê um retorno lá no blog! Beijos...

Juliana disse...

Ah, e pra completar um sábio dito popular:

"A palavra é de prata.
O silêncio é de ouro."

Anônimo disse...

Julieta,você me fez sentir um ET. Dando nos a oportunidade de expressarmos sobre o silêncio e lendo todos os comentários,cheguei a conclusão que a idéia do silêncio que eu tenho é diferente de todos.
Não gosto dele e nem me faz bem.Gosto do diálogo, de sons, de barulhos, de festa.Na calada da noite, fico observando e procurando sons característicos.Me faz mal o silêncio das pessoas em não justificar ausências, faltas, irresponsabilidades,desconsiderações.
Silêncio me lembra indiferença, eu prefiro cartas na mesa e prá isto aconteçer é necessário argumentar, discutir, tentar chegar num consenso e este processo faz barulho, não é?
Talvez Freud explica!
Beijos
Rosâni

Leonardo OCunha disse...

Há gente que diz que o Silêncio não existe. Conversa fiada.

Silêncio é oposto de uma outra coisa. Desta maneira ele existe, e ainda pode coexistir com outras formas de som. Pode tanto ser tranquilizante como perturbador; Poético ou doloroso.

Vou falar de um silêncio que me é muito caro. A ausência de fala. Como já disse alhures: Sou silencioso, acredito no poder das palavras.
Relembro também Shakespeare que disse via uma personagem sua: "Que seja censurado por seu silêncio,
Mas nunca condenado por suas palavras."

Muitas vezes escolho o silêncio, mas sei bem, que o silêncio nunca é indiferente. Quem se silencia toma partido.

Me calo, mas minha mente não se silencia.

Unknown disse...

Juju, responde aí:

""Tomara dizer bem claro,
Que no mundo vivo estou.
Mas eu sem deixar de ser,
Não posso dizer quem sou.""

Bjim
Lucia Foini