23 julho, 2010

Gestação

Ser mãe é algo que sempre fez parte de mim, digo, o desejo de ser mãe, o instinto de ser mãe, o imaginar ser mãe. Fui dessas crianças que adorava bonecas, que as adotava como filha para levar pra passear, dar comida, trocar de roupa, arrumar o cabelo. Brinquei de boneca até onde deu, quando a adolescência chegou me devorando com dúvidas e novas curiosidades.
Chegando agora a 35° semana de gravidez, aos 29 anos, me pego nostalgica já retomando esse processo intenso que se findará em algumas semanas com a chegada da minha tão amada e esperada filha Manuela. E é curioso ver como a vida é realmente sempre diferente do que nossa mente cria. A gravidez não é (ou pelo menos pra mim não é) um processo mágico de contos de fadas. Ela traz muita, muita coisa para nós e nesses meses todos de gestação ficamos de certa forma à deriva, sujeitos a novas surpresas a qualquer momento.
Engravidei do amor da minha vida, que também sempre quis ser pai, não foi uma gravidez planejada, mas sempre muito desejada, temos todo o apoio da família e dos amigos,etc. Então pude me deleitar com pequenos prazeres de se estar grávida, e confesso que agora, pra mim, é a melhor fase, tanto que me surpreendo pensando, nossa ela vai nascer e vai ser maravilhoso, mas como vou viver sem esses chutes gostosos dentro de mim???
Foi um longo caminho até aqui. De enjoos que me deixavam sem fala e ação, de uma mudança abrupta e gradual no meu corpo, de expectativas, sonhos e noites não dormidas (desde já), de mudança de cidade, de montar casa nova, repensar todos os planos, vê-la pela primeira vez em um ultrasom e desfazer-me em lágrimas, tardes inteiras de solidão, leituras, muitas leituras, budismo, massagem, meditação e agora plano de parto natural, humanizado.
Desde a descoberta da gravidez até aqui foi uma vida, a vida dela que se formou aqui dentro e a minha que se refez, e, falo pelo Leo, a dele também. Perdemos muitos queridos, minha vó morreu quando eu engravidei, a do Leo logo depois, a minha tia se foi, muitos amigos se casaram, Leo tomou decisões profissionais importantes, eu adiei as minhas para ser exclusivamente mãe, e assim em meio a um tornado de hormônios, mudanças e esperanças nos aproximamos cada vez mais do grande dia. O dia em que renasceremos.
Todo esse caminho foi composto de pequenas e grandes mortes, para que, em breve, renasçamos. Eu, Leo e Manuela.
E mais do que isso, Rosâni, Edmar, Izabel, Haroldo e tantos outros. Iremos todos renascer. Nos veremos mais uma vez por Manuela, e nos revisitaremos em nossa história. Por 35 semans esse coraçãozinho tem pulsado intensamente dentro de mim, ritmando minha rotina, meu amor e minha vida e em breve serão seus olhos que nos reapresentarão o mundo.
Não se trata mais de fazer trancinhas em uma boneca e levá-la à praça, nem de fantasiar enjoos e expectativas como sonhos (tão cheios de frufrus e delícias). Trata-se de sentir intensamente o doce e amargo de tudo isso e saber que essa mistura gestacional é fundamental para que se recrie tudo dentro de mim. Agora eu sei, estou pronta. Estou pronta pra entrar naquela maternidade e sentir cada contração e ajudar esse ser humano a sair de mim para ver seus olhos, sentir seu cheiro e caminhar com ela.
Manuela meu amor, sua mãe já te ama loucamente e está pronta para renascer com seu nascimento. Que venha com muita saúde.E do jeito que você quer. Vamos descer então para este lugar onde tudo recomeça.

2 comentários:

Andreza disse...

LINDO!!!

Anônimo disse...

Adorei !! Que Deus te proteja !! Rosâni