13 dezembro, 2008

O Natal

É gozado mas Natal para mim é sempre lembrar de alguns cheiros e imagens específicas. Eles já passaram há muito, mas ficaram para sempre como referência de Natal, mesmo após tantos diferentes natais. A impressão que me dá é de que eles resistirão para sempre ao tempo e a todos os outros que ainda virão. Então Natal para mim é, a coleção do Mickey da Pakalolo escondida no armário do quartinho de empregada, o vídeo game do perna longa criança, chuva, sono. Descer correndo a rua detrás da Mantena, a Ciça, escorrregando nas quatro patas, pequenina, e se aquecendo sob as luzes da árvore. Natal é especiais de natal na televisão, o desenho da rena de nariz vermelho e papai cortando com a cerra elétrica o peru para a ceia. É mesa com ameixa e bombons nestlé, é silêncio. Papai destribuíndo presentes, e fazendo comentários divertidos sobre cada um deles.

Natal é tentar ver o invisível, Natal é sensibilizar-se, mas mais que tudo, Natal sempre será infância. Sempre.

Hoje acordei aqui em Londres com o barulho da chuva que caía em pingos isolados e com intervalos na janela. Lembrei me da chuva do Natal, essa, uma chuva de verão do Brasil tropical.
Ontem tivemos o Natal da minha escola, cada grupo de cada país cantou uma música, demos a volta ao mundo em alguns minutos,e como sempre, foi muito emocionante especial. Comida a vontade e presentes, amigo oculto. Foi lindo.

Então acordei hoje lembrando me do meu Natal, esse forte Natal de sempre, colagem de imagens, o meu eterno Natal. E aí dá saudade do quê... até nem sei.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai que vontade que dá de passarmos o natal todos juntos!
Natal, pra mim é união,presença, presente, vida e mais do que tudo, comemoração em família do nascimento do nosso Menino Jesus.
2009 nos aguarda, não é mesmo?
Deus te abençoe
Rosâni