18 janeiro, 2009

Sobre o amor

Tem perigos demais nessa vida, já dizia Guimarães. Tenho aprendido a lidar com esses perigos e como tenho aprendido sobre o amor.
No dia em você foi embora Leo, a casa se tomou de um vazio imenso.A nossa despedida na plataforma do metrô foi uma despedida calma e cheia de esperança, mas foi só virar minhas costas e entrar na plataforma oposta para o retorno pra casa que um vento enorme, vindo do túnel do trem, invadiu o enorme corredor, vazio, num ritmo absoluto de vazio e solidão, ecoado por folhas de papel de um jornal tablóide que voavam entre os bancos.
Então eu senti. Senti quando abri a porta de casa, e tudo era enorme, e tão silencioso. Aquele silêncio que nos confronta com a dor. Chorei. Muito. E como não guardo soluços, gritei.
O dia, que havia amanhecido chuvoso tomou-se por um enorme fog, cinza, totalmente tapado por uma enorme neblina.
Na escola o professor dizia: "No melodrama tudo contribui para o drama do protagonista, a música, o cenário", e lá estava eu em um dia absolutamente cinza, em uma atmosfera de filme de terror, protagonizando minha primeria solidão. E lá estava a natureza, mais uma vez unida a mim, criando o perfeito cenário para o meu drama. Faltou a trilha.
Mas aí você chegou no Rio de Janeiro, na casa do meu avô, que com 93 anos mora sozinho. Não está temporariamente sozinho como eu, ele mora mesmo só.
Meu avô remoçou vinte anos durante os poucos dias da visita, que fez com que ele buscasse livros pela casa, contasse casos, reanimasse seus dizeres biblícos. Nesses dias ele atendia o telefone com certo entusiasmo que me comovia e fazia feliz.
Sim, aí a ficha começou a cair.
Você foi para Belo Horizonte, reviu sua família, e eles puderam te rever. Faz sol aí no Brasil e é calor. Você por ora parece entediado, mas está feliz.
Sim meu amor. Aprendi sobre o amor. Meu avô foi feliz por você estar lá, e outros aí estão feliz em lhe ter. E fico feliz. E sigo tranquila.
Hoje aqui, faz sol.

2 comentários:

Terapia Quinzenal disse...

Que blog bonito Julieta! Que lindo! Que bonito! Até chorei lendo algumas coisas... geralmente vejo blogs por ai... todos meio psicodélicos... e o seu... simples e bonito! Bj carinhoso do seu mais novo leitor.

Julieta disse...

Ah Du!!!! Meu primeiro parceiro de cena! Você que tem uma buniteza sem fim nesses seus olhos!